Projeto

O projeto 'Restaurante do Futuro' foi resultado da ambição da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em conhecer e antecipar um importante setor de atividade económica, como é o setor da restauração. O projeto mereceu reconhecimento formal da CCDR Norte/Estrutura de Missão do Douro, que através do Programa Operacional Regional do Norte 'ON.2 – O Novo Norte' co-financiou o projeto, definindo a Região do Douro como área piloto. A execução do projeto está a cargo da idtour – unique solutions, lda., empresa spin-off da Universidade de Aveiro para a área do turismo.

O projeto 'Restaurante do Futuro' teve como objeto contribuir para a qualificação transversal do setor da restauração, e apresentou como objetivos centrais:
    - Perspetivar o modelo de restaurante do futuro, através da análise transversal dos fatores competitivos da restauração;
    - Desenvolver sistemas de informação de base tecnológica de suporte à operação, gestão e dinamização da restauração;
        - Produzir um manual de referência para o setor da restauração (Livro Branco da Restauração).

Os objetivos centrais do projeto 'Restaurante do Futuro' concretizaram-se nos vetores estratégicos, os quais determinaram as ações estruturantes que definiram os termos em que o mesmo foi executado:

    - Ação 1. Fatores Competitivos da Restauração
Conjunto de fatores e áreas críticas que determinam o sucesso operacional do setor da restauração, sem negligenciar a própria cadeia de valor deste setor.
    - Ação 2. Tecnologias e Sistemas de Informação para a Restauração
Desenvolvimento de respostas de base tecnológica que promovam a competitividade da restauração nas mais diversificadas áreas operacionais.
Inamo Restaurant (Soho, London) (Hight Quality) e-table E-Menu: The Future of Restaurant Technology robot_waiters Touch iBar featured on 190 North (ABC 7)
    - Ação 3. Modelo de Negócios e Governância para a Restauração
Identificação dos agentes regionais e da rede de relações, formais e informais, que determinam a cadeia de valor e estabelecem as interdependências entre subsetores capazes de potenciar o desenvolvimento e a coesão regional.
    - Ação 4. Disseminação de Conhecimento e Comunicação
Portfolio de instrumentos de comunicação de suporte ao desenvolvimento do projeto propriamente dito e à discussão/difusão dos resultados produzidos.
    - Ação 5. Comissão de Acompanhamento
Universo de organizações de âmbito nacional e regional com intervenção direta e indireta no setor da restauração.

O projeto 'Restaurante do Futuro' apresentou um período de execução equivalente a 24 meses (2 anos), tendo sido concluído no final de 2012.

  
ON2 QREN UE
copyright